Quem é quem – IRS edition.

Caríssimos,

recebi um e-mail de uma leitora aqui do blog a pedir para explicar, com o meu palavreado tolo, mais sobre esta coisa que nos “atormenta” entre Abril/Maio de cada ano. Hoje vou falar um bocadinho sobre o assunto e espero elucidar a leitora e quem sabe mais uns quantos. Caso algum de vocês tenham duvidas ou gostariam de ver um post sobre um determinado assunto, não se acanhem, podem contactar via e-mail, Facebook, Twitter.. go wild!

Antes de mais, a sigla IRS quer dizer Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares que é como quem diz: imposto que “chupa” o pilin dos cidadãos que moram em Portugal. Este imposto divide-se em categorias em que cada uma corresponde certo tipos de rendimentos.

 

Categoria Tipo de rendimento Também conhecido por
Categoria A Rendimentos do trabalho dependente Quem trabalha para outros aka por conta de outrem
Categoria B Rendimentos empresariais e profissionais Chefes e pessoas a recibos verdes
Categoria E Rendimentos de capitais Juros dos depósitos, dividendos, etc.
Categoria F Rendimentos prediais Rendas cobradas pelo aluguer de casas, lojas, etc
Categoria G Incrementos patrimoniais Quem vendeu casa, ações, entre outras coisas e tem um pilin extra a sobrar (mais valias)
Categoria H Pensões Quem já anda a “curtir” a vida com a reforma

 

Todos temos de entregar o IRS?! Nim, existem casos em que não é necessário entregar o dito cujo, neste post por exemplo diz em que casos estão dispensados de entregar(isto é relativo ao ano de 2017, que será entregue este ano).

Para não fazer deste post uma tese de mestrado vou subdividir em vários, assim como o credito habitação. Na próxima edição, que sai já na sexta feira, vou falar dos ditos escalões e continhas e posteriormente as belas das facturas.

Bons impostos!

2 thoughts on “Quem é quem – IRS edition.

Add yours

  1. “Antes de mais, a sigla IRS quer dizer Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares que é como quem diz: imposto que “chupa” o pilin dos cidadãos que moram em Portugal.” Ahah, o q eu me ri! Com esta já ganhei o dia! XD Mas piadinhas à parte, dizeste uma grande verdade. A tabela das categorias está muito bem construída e a 3a coluna do ” também conhecido por” foi útil para elucidar melhor sobre i q se tratam as categorias.

    Obrigada pelo post, fico a aguardar os próximos;)

    Gostar

Deixe um comentário

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑